Para a maioria dos mortais, tanto faz, se considerarmos que tanto o veículo elétrico como o veículo híbrido ajudam a combater o aquecimento global. Existe hoje uma divisão entre as montadoras de veículos sobre qual a tecnologia que irá predominar no futuro (diga-se de passagem, futuro não tão distante).
A Toyota declarou que o carro híbrido é muito melhor do que o carro elétrico porque permite maior autonomia para o motorista. Já fabricantes como Nissan, Mitisubishi, General Motors, Volkswagen, entre outras, acreditam no carro elétrico como a melhor alternativa para o meio ambiente, e, como já dito anteriormente, começam a comercializar os EVs (eletric veicule) a partir de novembro 2010 (Volt-GM), sendo que o próximo ano apresentará muitas novidades. O salão do automóvel da China, apresentou mais de oitenta modelos elétricos e carros conceito, o que indica fortemente que os carros do futuro começarão a tomar as ruas de verdade.
A Volkswagen pretente ser líder em carros elétricos em 2018, quando acredita que 3% de sua produção será de EVs, ou seja, os carros com motor a combustão ainda estarão no mercado, mas com muita tecnologia para reduzir as emissões de CO2, uma vez que a legislação vem sendo apertada nos diversos países.
A solução definitiva, na visão da Toyota ainda parece que será o carro movido a célula a hidrogênio, e muita gente vem trabalhando nas possíveis formas de armazenagem do gás, a fim de torná-lo seguro, econômico e funcional. Foi apresentado em Berlin, há poucos dias, pelo C.En.Ltd um sistema de armazenamento através de nanotubos, mais finos que um fio de cabelo, que armazenam hidrogênio e substituiriam os conhecidos cilindros do gás, mais leve e ocupando muito menos espaço. Problema resolvido para os carros, porém, ainda não disponível comercialmente.
Uma coisa é certa, as grandes empresas e alguns governos estão se mexendo para que tenhamos um mundo melhor nas próximas gerações.
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