
As bicicletas elétricas não são novidade, tanto no Brasil como no exterior. A primeira pergunta que se faz é qual a vantagem? Não há exercício físico? Vai depender do ciclista. As bicicletas elétricas funcionam como uma bicicleta comum, e, se você quiser, pode usar o motor elétrico somente para aqueles trechos de subida, ou mesmo, se você estiver carregando as compras do supermercado. O motor elétrico é alimentado por uma bateria parecida com as baterias de notebook e podem ser recarregadas em até duas horas. Algumas bikes proporcionam a velocidade de 25 km/h o que nos leva ao fator segurança: é preciso ser habilitado para dirigir uma bicicleta destas e estar com equipamentos de segurança, como o capacete. Não pode ser um brinquedo de criança porque acidentes nesta velocidade podem ser fatais.
Pensando na bicicleta elétrica para ajudar na preservação do meio ambiente, temos zero de poluição ao compararmos com as motos, o que pode ser uma boa alternativa para as cidades. Não é muito comum vermos este tipo de veículo circulando aqui no Brasil e não encontrei respostas do porquê, mas em países como Japão e China, elas são comuns, apesar do design das bicicletas asiáticas não ser lá muito encantador. Mas para quem quer uma bela bicicleta elétrica pode pensar em uma Lexus. Isto mesmo, a Lexus, fabricante de carros de luxo tem uma bicicleta elétrica híbrida que é um show. Ela funciona com um motor elétrico de 240 W e bateria de íon-Lítio de 4 Ah, e como vários carros híbridos, ela regera a energia cinética e recarrega a bateria quando os freios são acionados. Infelizmente não há planos para ela entrar em produção, e nem se fala de quanto ela iria custar, mas provavelmente, mais que uma moto, só pela griffe Lexus.
Se você gostou da idéia de ter uma bicicleta elétrica e não está preocupado em gastar um pouco de dinheiro, o site Eletric Bike Store possui um kit para converter uma bike normal em elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário